Por favor, contribua generosamente para garantir a continuidade do nosso site InshaAllah.
Estou apaixonada por um muçulmano. Planejamos nos casar em breve, desde que os pais dele aceitem. Pretendo pronunciar a Shahadah em breve e começar os rituais de limpeza e oração. Minha pergunta é: o que posso fazer para ser uma esposa boa e virtuosa para ele? Quais maneiras devo ter e quais práticas devo seguir? Quais regras existem sobre mulheres na mesquita? Além disso, como devo ler o Livro Sagrado?
Etiquetas para entrar na mesquita:
1. As mulheres não devem sair usando perfume, adornos ou maquiagem.
2. É Sunnah quando você sai de casa e vai em direção à mesquita recitar a du’aa para caminhar até a mesquita.
3. Você deve entrar na mesquita pisando com o pé direito primeiro e dizer as palavras que foram narradas pelo Profeta.
4. Ao entrar na mesquita, você não deve se sentar até ter rezado duas Rakaat para “cumprimentar a mesquita”.
5. Você não deve levantar a voz na mesquita, mesmo ao recitar o Alcorão, porque isso pode perturbar os fiéis.
6. Você deve sair da mesquita pisando com o pé esquerdo primeiro e dizer a du’aa narrada pelo Profeta.
Todos os louvores são para Allah.
Louvamos a Allah, que iluminou o caminho da verdade e permitiu que você se convencesse do Islam, que é a verdadeira religião. Tudo o que você precisa fazer agora é proferir os Dois Testemunhos de Fé (shahadatein) para endireitar seus assuntos, e você receberá apoio divino neste mundo e no Outro. Então, apresse-se para dar este passo e peço a Allah que te torne firme em aderir à Sua religião. Todos os louvores são para Allah, o Senhor dos Mundos.
Para ser uma boa esposa com quem Allah está satisfeito, aconselhamos você, depois de obedecer a Allah, a obedecer ao seu marido, desde que ele não lhe diga para fazer algo errado ou pecaminoso, pois a obediência de uma esposa para com seu marido é um dos princípios mais importantes do casamento propagados no Islam.
Mu’adh ibn Jabal (que Allah esteja satisfeito com ele) disse: O Mensageiro de Allah (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) disse: “Se eu fosse ordenar que alguém se prostrasse para outra pessoa, eu teria ordenado que as mulheres se prostrassem para seus maridos, por causa dos grandes direitos do marido. Nenhuma mulher pode encontrar a doçura da fé até que ela cumpra os direitos de seu marido, mesmo que ele a requisite quando ela estiver em cima de seu camelo.”
Al-Haithami (que Allah tenha misericórdia dele) disse: “Isto foi narrado na íntegra por Al-Baazzar e em parte por Ahmad, e os homens de seu Isnad [cadeia de narração] são os homens do sahih.” (Majma’ Az-Zawa’id, 4/309)
Em seguida, você tem que abandonar os maus costumes adotados antes do seu Islam, que vão contra o Islam e seus mandamentos.
Com relação ao modo de vida que você deve seguir, isto é, aderindo aos comandos ordenados por Allah e evitando as coisas que Allah proibiu; isso inclui rezar e jejuar regularmente e lembrar de Allah em todas as situações. Em tudo isso, ajudará se você ler o Alcorão e livros úteis que descrevem o Islam e seus ensinamentos.
Com relação às diretrizes sobre mulheres entrando na mesquita, elas são as seguintes:
Abu Hurairah (que Allah esteja satisfeito com ele) narrou que o Mensageiro de Allah (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) disse: “Não impeçam as servas de Allah de irem às mesquitas de Allah, mas que elas saiam sem perfume.” (Narrado por Abu Dawud, 565; classificado como autêntico por Al-Albani em Sahih Abu Dawud, 529)
‘Abdullah ibn ‘Abbas (que Allah esteja satisfeito com ele) disse: “… Então o Mu’adhdhin fez o chamado para a oração, e ele [o Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele)] saiu, dizendo, ‘Allahumma aj’al fi qalbi nuran wa fi lisani nuran waj’al fi sam’i nuran waj’al fi basari nuran waj’al min khalfi nuran wa min amami nuran waj’al min fawqi nuran wa min tahti nuran, Allahummah a’tini nuran (Ó Allah, coloca luz no meu coração, e luz sobre minha língua, e luz dentro dos meus ouvidos e luz dentro dos meus olhos, e coloque luz atrás de mim e luz à minha frente e luz acima de mim e luz abaixo de mim, Ó Allah, conceda-me luz).” (Narrado por Muslim, 763)
Abu Humaid ou Abu Usaid (que Allah esteja satisfeito com ele) disse: O Mensageiro de Allah (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) disse: “Quando qualquer um de vós entrar na mesquita, que diga: Allahumma iftah li abwab rahmatika (Ó Allah, abra para mim os portões da Tua misericórdia), e quando sair, diga: Allahumma inni as’aluka min fadlika (Ó Allah, peço-Te a Tua generosidade).” (Narrado por Muslim, 713)
De acordo com alguns relatos, as palavras Bismillah, Allahumma salli ‘ala Muhammad (Em nome de Allah, ó Allah, envie bênçãos sobre Muhammad) são adicionadas no início de cada du’aa. (Veja At-Tirmidhi, 314; Ibn Majah, 771. Classificado como autêntico por Al-Albani em Sahih Ibn Majah, 625)
Haiwah ibn Shuraih (que Allah tenha misericórdia dele) disse: “Eu conheci ‘Uqbah ibn Muslim e disse a ele: ‘Ouvi dizer que você narrou de ‘Abdullah ibn ‘Amr ibn Al-’As que quando o Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) entrava na mesquita, ele dizia: “A’udhu Billah il-’Athim wa bi wajhihi’l-karim wa sultanihi’l-qadim min Ash-Shaitan ir-rajim (Ó Allah, busco refúgio em Teu nobre semblante e em Tua autoridade eterna contra o maldito satanás).”‘ Ele disse: ‘Isso é tudo?’ Eu respondi: ‘Sim.’ Ele disse: ‘E quando ele disse isso, satanás disse: ‘Ele está protegido de mim durante todo o dia.’’” (Narrado por Abu Dawud, 466; classificado como autêntico por Shaikh Al-Albani em Sahih Abu Dawud, 441)
Abu Qutadah As-Sulami (que Allah esteja satisfeito com ele) narrou que o Mensageiro de Allah (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) disse: “Quando qualquer um de vós entrar na mesquita, que reze duas Rakaat antes de se sentar.” (Narrado por Al-Bukhari, 443; Muslim, 714)
Abu Dawud (455) narrou que ‘Aisha (que Allah esteja satisfeito com ela) disse: O Mensageiro de Allah (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) ordenou que mesquitas fossem construídas em todos os bairros, e que elas fossem limpas e perfumadas. (Classificado como autêntico por Al-Albani em Sahih Abu Dawud, 437)
Abu Dharr (que Allah esteja satisfeito com ele) narrou que o Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) disse: “As ações da minha Ummah, boas e más, foram mostradas a mim, e descobri que entre as melhores de suas ações estava remover uma coisa prejudicial da estrada, e descobri que entre as piores de suas ações estava deixar catarro na mesquita e não enterrá-lo.” (Narrado por Muslim, 555)
Abu Sa’id (que Allah esteja satisfeito com ele) disse: O Mensageiro de Allah (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) entrou em I’tikaf (reclusão ou retiro para adoração) na mesquita, e ouviu pessoas recitando o Alcorão em voz alta. Ele puxou a cortina e disse: “Cada um de vós está conversando com seu Senhor, então não perturbe uns aos outros e não elevee suas vozes acima uns dos outros ao recitar o Alcorão” – ou ele disse, “em oração”. (Narrado por Abu Dawud, 1332; classificado como autêntico por Al-Albani em Sahih Abu Dawud, 1183)
Abu Hurairah (que Allah esteja satisfeito com ele) narrou que o Mensageiro de Allah (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) disse: “Quando qualquer um de vós entrar na mesquita, que envie bênçãos sobre o Profeta e diga, Allahumma iftah li abwab rahmatika (Ó Allah, abra para mim os portões da Tua misericórdia). E quando sair, que envie bênçãos sobre o Profeta e diga, Allahumma i’simni min Ash-Shaitan ir-rajim (Ó Allah, proteja-me do maldito satanás).” (Narrado por Ibn Majah, 773. Este Hadith foi classificado como autêntico por Al-Albani em Sahih Al-Jami’, 515)
Com relação à leitura do Alcorão, você deve lê-lo bastante, porque para cada letra que você ler, você terá dez Hassanat (boas ações). É permitido recitar o Alcorão com ou sem Wudhu’, porque o Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) costumava se lembrar de Allah em todas as situações (Narrado por Muslim, 373). Mas, é melhor fazer Wudhu’ antes de recitar o Alcorão.
Muhajir ibn Qunfudh (que Allah esteja satisfeito com ele) narrou que veio até o Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) enquanto ele estava urinando e o cumprimentou com Salam, mas ele não retornou à saudação até que tivesse feito wudhu’. Então, ele (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) pediu desculpas e disse: “Eu não queria mencionar Allah quando eu não estava em um estado de pureza.” (Narrado por Abu Dawud, 17 – esta versão foi narrada por ele; Ibn Majah, 350. Classificado como autêntico por Shaikh Al-Albani em Sahih Al-Jami’, 2472)
Mas, é proibido para alguém que esteja Junub (em um estado de impureza após atividade sexual) recitar o Alcorão. Com relação a uma mulher menstruada, a visão correta é que é permitido que ela recite o Alcorão.
Tudo isso tem a ver com recitar o Alcorão sem tocar no Mus-haf. Com relação a tocar no Mus-haf, isso só é permitido para alguém que tenha wudhu’, porque o Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) disse: “Ninguém deve tocar no Alcorão, exceto aquele que estiver puro.” (Narrado por Malik em Al-Muwatta’, 419; classificado como autêntico por Al-Albani em Irwa’ Al-Ghalil, 122)
Se o muçulmano quiser ler o Mus-haf e não tiver wudhu’, ele deve segurar o livro com algo entre eles (uma barreira), como usar luvas nas mãos.
É Sunnah que ele seja humilde e pense no significado dos versos que está lendo. Ele deve perguntar sobre o significado se achar as palavras difíceis de entender, para que aumente seu conhecimento durante a leitura. Então, ele deve se esforçar para agir de acordo com o que aprendeu e aplicar as regras do Alcorão.
E Allah sabe mais.