Por favor, contribua generosamente para garantir a continuidade do nosso site InshaAllah.
Sou um jovem e não quero me casar. O que devo fazer?
1. O princípio básico de que o casamento é prescrito se aplica a todas as pessoas, mas pode ser mais importante no caso de algumas pessoas do que de outras.
2. Se você teme cometer coisas proibidas se não se casar, você é obrigado a se casar.
3. O casamento é recomendado para quem sente desejo, mas não há risco de se envolver em ações proibidas.
4. Aconselhamos aqueles que não querem se casar a se decidirem e depositarem sua confiança em Allah, e Allah os ajudará e lhes dará uma esposa justa que ajudará a obedecer ao seu Senhor e Ele os abençoará com descendentes justos que, para eles, serão um tesouro armazenado com Allah na Outra Vida.
Todos os louvores são para Allah.
جدول المحتويات
Você deve notar que as pessoas não são iguais em matéria de casamento. Elas compartilham o princípio fundamental de que o casamento é prescrito, que vem da orientação e prática do Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele). Então, sua importância varia, sendo maior em alguns casos do que em outros.
Ibn Qudamah (que Allah tenha misericórdia dele) disse:
Com relação ao casamento, há três tipos de pessoas:
Ibn Mas’ud (que Allah esteja satisfeito com ele) disse: Se eu tivesse apenas dez dias de vida e soubesse que morreria no final deles, e tivesse qualquer desejo de me casar, eu me casaria, por medo da Fitnah (tentação).
Sa’id ibn Jubair (que Allah tenha misericórdia dele) disse: “Ibn ‘Abbas (que Allah esteja satisfeito com ele) me disse: “Tu te casaste?”
Eu respondi: “Não.” Ele (que Allah tenha misericórdia dele) disse: “Casa-te, pois os melhores desta Ummah são aqueles com mais esposas.” (Narrado por Al-Bukhari, 5069)
Ibrahim ibn Maisarah (que Allah tenha misericórdia dele) disse: “Tawus me disse: ‘Ou te casas, ou eu te direi o que ‘Umar (que Allah esteja satisfeito com ele) disse a Abu Az-Zawa’id (que Allah tenha misericórdia dele): Nada te impede de te casares, exceto impotência ou imoralidade.’”
Ibn Qudamah (que Allah tenha misericórdia dele) disse: “O significado aparente das palavras de Ahmad é que não há diferença entre aquele que pode pagar e aquele que não pode. Ele disse: um homem deve se casar e se ele tem condições de arcar, ele deve gastar, mas se ele não é capaz, então deve ser paciente.
Isso se aplica a alguém que é capaz de se casar. Quanto àquele que não pode, Allah diz (interpretação do significado): “E que os que não encontram meios para o casamento se abstenham de adultério, até que Allah os enriqueça de Seu favor” [An-Nur 24:33].” (Al-Mughni, 9/341-344)
Neste ponto, gostaríamos de perguntar a você sobre a razão dessa aversão ao casamento.
Anas ibn Malik (que Allah esteja satisfeito com ele) disse: “Três pessoas foram às casas das esposas do Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) perguntando sobre a adoração ao Profeta. Quando lhes foi respondido, era como se eles considerassem aquilo muito pouco. Eles disseram: Quem somos nós em comparação com o Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele)? Allah perdoou seus pecados passados e futuros. Um deles disse: ‘Quanto a mim, rezarei a noite toda para sempre’. Outro disse: ‘Jejuarei por toda a minha vida e nunca quebrarei meu jejum’. Outro disse: ‘Ficarei longe das mulheres e nunca me casarei’. O Mensageiro de Allah (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) veio e disse: “Vós sois os que disseram isso e aquilo? Por Allah, eu sou aquele que mais teme a Allah dentre vós e sou o mais piedoso, mas jejuo e quebro meu jejum, rezo e durmo, e me caso com mulheres. Quem se afasta da minha Sunnah não é dos meus.” (Narrado por Al-Bukhari, 5063, e Muslim, 1401)
Abu Hurairah (que Allah esteja satisfeito com ele) disse: O Mensageiro de Allah (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) disse: “Há três a quem Allah é obrigado a ajudar: o Mujahid que se esforça (na Jihad) pela causa de Allah, o Mukatib (um escravo que fez um contrato de alforria com seu mestre) que quer pagar sua alforria, e um homem que se casa, buscando permanecer casto.” (Narrado por At-Tirmidhi, 1655, classificado como sólido por Al-Albani em Sahih At-Tirmidhi)
O casamento nunca foi uma barreira para alcançar as coisas, ao contrário, na maioria dos casos é um apoio e uma ajuda. Isso é apenas o sussurro de Satanás, que incutiu nas mentes de muitos jovens com intuito de tornar prevalente em nossa cultura e sociedade. Talvez você ouça muitos daqueles que adiaram seus próprios casamentos ou os casamentos de seus filhos e filhas dizendo essas coisas, e nossa sociedade ficou sobrecarregada com problemas resultantes de um grande número de homens e mulheres solteiros e do adiamento do casamento. No entanto, apesar disso, não vimos nenhuma conquista, desenvolvimento ou progresso, enquanto a primeira geração de muçulmanos costumava se apressar para fazer o bem e não adiava o casamento, e suas conquistas eram as maiores e mais completas.
Shaikh Ibn Baaz (que Allah tenha misericórdia dele) disse em Majmu’ Al-Fatawa (20/421):
“O que é necessário é se apressar para se casar, e nenhum rapaz ou moça deve adiar o casamento por causa dos estudos, porque o casamento não impede tal coisa. É possível que um jovem se case para proteger seu compromisso religioso e moral, e permitir que ele baixe seu olhar. O casamento serve a muitos propósitos, especialmente nos dias de hoje. Como adiá-lo é prejudicial tanto para as moças quanto para os rapazes, todo jovem deve se apressar para se casar se houver um homem que seja compatível com a mulher, e se um homem puder encontrar a mulher certa.”
Anas ibn Malik (que Allah esteja satisfeito com ele) narrou que o Mensageiro de Allah (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) disse: “Quem Allah abençoou com uma esposa justa, Ele o ajudou com metade de sua religião, então que esta pessoa tema a Allah com relação à outra metade.” (Narrado por Al-Hakim em Al-Mustadrak, 2/175; At-Tabarani em Al-Awsat, 1/294 e Al-Baihaqi em Shu’ab Al-Iman, 4/382). Al-Hakim (que Allah tenha misericórdia dele) disse: “Este é um Hadith com um Isnad (cadeia de narradores) autêntico, embora eles (Al-Bukhari e Muslim) não o tenham narrado.” Adh-Dhahabi (que Allah tenha misericórdia dele) disse em At-Talkhis: é autêntico. Foi classificado como sólido por Al-Albani em Sahih At-Targhib, 2/192.
O Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) disse: “Eu não deixei, depois de mim, nenhuma Fitnah mais prejudicial aos homens do que as mulheres.” (Narrado por Al-Bukhari, 5096, e Muslim, 2741).
“E, dentre Seus sinais, está que Ele criou, para vós, mulheres, de vós mesmos, para vos tranüilizardes junto delas, e fez, entre vós, afeição e misericórdia. Por certo, há nisso sinais para um povo que reflete.” [Ar-Rum 30:21]
Seja decidido e coloque sua confiança em Allah, e Allah te apoiará e dará uma esposa justa que o ajudará a obedecer ao seu Senhor, Ele também te abençoará com uma descendência justa que será um tesouro armazenado com Allah na sua Outra Vida.
E Allah sabe mais.