Por favor, contribua generosamente para garantir a continuidade do nosso site InshaAllah.
Se um adorador entra na mesquita e encontra a congregação rezando, e não há espaço na fileira, ele deve rezar sozinho atrás deles, ou pedir para um dos adoradores na fileira à sua frente ficar ao seu lado?
Ficar na fileira durante a oração congregacional é obrigatório. Se uma pessoa vier e a fileira estiver cheia, ela deve rezar com a congregação atrás da fileira, e não ir para a frente para ficar ao lado do Imam ou puxar alguém para ficar ao seu lado, nem deve abandonar a oração em congregação.
Todos os louvores são para Allah.
Declaramos na resposta à pergunta n° 1947 que não é aceitável rezar sozinho atrás da fileira. Esta é a visão bem conhecida do Imam Ahmad (que Allah tenha misericórdia dele), e é a visão favorecida por mais de um dos estudiosos.
Shaikh Ibn ‘Uthaimin (que Allah tenha misericórdia dele) foi questionado sobre este assunto e deu uma resposta detalhada na qual disse:
A discussão deste assunto abrange dois tópicos:
Alguns deles disseram que a oração de alguém que reza sozinho atrás da fileira é válida, quer ele tenha uma razão ou não, mas alguns deles declararam que isso é makruh se a pessoa não tiver uma razão. Esta é a visão dos três Imams: Malik, Ash-Shafa’i e Abu Hanifah (que Allah tenha misericórdia deles).
Eles citaram como evidência o fato de que a oração de uma mulher que reza atrás da fileira é válida, e disseram que homens e mulheres são iguais em relação às regras islâmicas. E o Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) não disse a Abu Bakrah (que Allah esteja satisfeito com ele), quando ele se curvou antes de se juntar à fileira, para repetir sua oração. [O Hadith de Abu Bakrah foi narrado por Al-Bukhari, 783.)
E o Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) trouxe Ibn ‘Abbas de trás para ficar ao lado dele durante a oração [Narrado por Al-Bukhari, 117 e Muslim, 763]. Se é permitido para uma pessoa ficar sozinha durante parte da oração, então deve ser permitido fazer isso durante toda a oração, porque se isso invalida a oração, não deve fazer diferença se é feito em menor ou maior grau, como ficar em frente ao Imam.
Eles responderam aos ahaadith que proíbem rezar sozinho atrás da fileira dizendo que o que se quer dizer é que a oração feita dessa maneira é falha (mas não inválida). Isso é como o Hadith em que o Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) diz: “Não há oração quando a comida está pronta” [Muslim, 650], e assim por diante.
Alguns estudiosos disseram que a oração de alguém que reza sozinho atrás da fileira não é válida. Esta é a visão do Imam Ahmad que é bem conhecida entre seus companheiros. Há outro relato dele no qual ele concorda com os outros três Imams.
Aqueles que favorecem essa visão a baseiam em relatos e pensamento racional:
Esses estudiosos responderam à evidência citada por aqueles que dizem que é permitido que uma mulher fique sozinha atrás da fileira de homens dizendo que a Sunnah indica que esta é uma regra que se aplica apenas a mulheres, como no hadith de Annas (que Allah esteja satisfeito com ele) que disse: “O órfão e eu ficamos atrás dele – ou seja, atrás do Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) – e a senhora ficou atrás de nós” [Narrado por Al-Bukhari, 234; Muslim, 658], porque não era apropriado que ela ficasse ao lado dos homens.
Com relação ao Hadith de Abu Bakrah, ele não ficou sozinho, exceto por um curto período e o Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) disse a ele: “Não faça isso de novo.”
Com relação ao Hadith de Ibn ‘Abbas (que Allah esteja satisfeito com ele) ele não ficou atrás da fileira, em vez disso, ele estava passando e não parado e rezando.
Com relação à visão deles de que o que se quer dizer com o hadith que diz que não há oração para quem está atrás da fileira é que sua oração está falha, mas ainda é válida, essa interpretação deve ser rejeitada porque o princípio básico sobre negação em árabe é que geralmente deve ser entendido como significando que a coisa referida não existe; se não for possível interpretá-la dessa maneira, então deve ser entendida como significando que não é válida; somente se não puder ser interpretada dessa maneira é que pode ser entendida como significando que está falha ou é imperfeita. O hadith em questão pode ser entendido como significando que tal oração é inválida, e deve ser interpretado dessa maneira.
Com relação à citação deles do Hadith, “Não há oração quando a comida está pronta”, sua interpretação não é válida por dois motivos:
No Hadith de Wabisah (que Allah esteja satisfeito com ele) é declarado que o Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) viu um homem rezando sozinho atrás da fileira, e ele disse a ele para repetir sua oração. [Narrado por Abu Dawud, 682; At-Tirmidhi, 230]
Assim, fica claro que a visão mais correta é que ficar de pé na fileira é obrigatório e que a oração de alguém que reza sozinho atrás da fileira é inválida, e essa pessoa deve repetir sua oração porque omitiu o dever de ficar de pé na fileira.
Mas este dever, como outros, é dispensado se não houver espaço na fileira, ou se uma pessoa for incapaz de fazê-lo por causa de uma razão Shari’ legítima, ou se ela for fisicamente incapaz de fazê-lo, porque Allah diz (interpretação do significado):
“Então, temei a Allah quanto puderdes...” [At-Taghabun 64:16]
E o Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) disse: “Quando eu ordeno que tu faças algo, faz o máximo que puderes.” [Narrado por Al-Bukhari, 7288; Muslim, 1227]. Então, deve-se ficar na fileira onde quer que encontre um espaço. Se não puder encontrar um espaço, então, neste caso, esta obrigação é dispensada. Também é dispensada se uma pessoa não puder ficar na fileira por uma razão Shari’.
Explicação: Se um homem vier e encontrar a fileira cheia, então ele pode ir para frente e ficar ao lado do Imam, ou pode tirar alguém da fileira para ficar ao lado dele, ou pode rezar sozinho, separado da congregação, ou pode rezar com a congregação atrás da fileira.
Com relação a avançar e ficar ao lado do Imam:
Com relação a tirar alguém da fileira para ficar ao seu lado, isso inclui três ações errôneas:
Isso não é alterado pelo relato que afirma que o Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) disse a uma pessoa que viu rezando sozinha atrás da fileira: “Por que tu não te juntaste à fileira ou tiraste alguém?” porque este é um hadith fraco que não pode ser usado como evidência. [Narrado por At-Tabarani em Al-Awsat, 8/374. Al-Haithami disse: (é) muito inautêntico].
Quanto a deixar a congregação e rezar sozinho, isso é omitir um dever obrigatório quando alguém é capaz de fazê-lo, então é um pecado.
Rezar com a congregação atrás da fileira é cumprir o seu dever da melhor forma possível. Aquele que reza com a congregação deve fazer duas coisas:
Se ele não for capaz de fazer uma delas, então ele deve fazer a outra.
Se for dito que as palavras do Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele), “Não há oração para quem fica sozinho atrás da fileira” são gerais em significado e não faz diferença se a fileira está cheia ou não, a resposta é que isso indica que a oração de quem fica sozinho é inválida porque ele omitiu a obrigação de ficar em uma fileira. Mas, se ele não for capaz de fazê-lo, então essa obrigação é dispensada. O Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) não poderia ter declarado a oração de uma pessoa inválida por não fazer algo que ela não era capaz de fazer.
Exemplos semelhantes podem ser encontrados nos ahaadith em que o Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) disse: “Não há oração para aquele que não recita a Essência do Alcorão (ou seja, Surat Al-Fatihah)” [Narrado por Al-Bukhari, 756; Muslim, 394] e “Não há oração para aquele que não tem Wudhu” [Narrado pelo Imam Ahmad, 9137; Abu Dawud, 101; Ibn Majah, 399] – se o último for autêntico. Pois, aquele que é incapaz de recitar Al-Fatihah ou fazer Wudhu deve rezar sem eles, e sua oração será suficiente. Entretanto, ele deve recitar uma passagem do Alcorão que seja equivalente em extensão a Al-Fatihah, ou deve se lembrar de Allah (fazer Dhikr) se ele não for capaz de recitar nenhum trecho do Alcorão, e também deve fazer Tayammum se não for capaz de fazer Wudhu’.
Concluindo, ficar na fileira é obrigatório. Se uma pessoa vier e a fileira estiver cheia, ela deve rezar com a congregação atrás da fileira, e não ir para a frente para ficar ao lado do Imam ou puxar alguém para ficar ao lado dela, nem deve abandonar a oração em congregação.
A visão de que é permitido rezar em congregação sozinho atrás da fileira se alguém tiver uma desculpa para fazê-lo é a visão favorecida pelo Shaikh Al-Islam Ibn Taimiyah e Shaikh ‘Abd Al-Rahman Al-Sa’di (que Allah tenha misericórdia de ambos), e há alguns que dizem que é válido em todos os casos.
E todos os louvores pertencem ao Senhor dos Mundos.
E Allah sabe mais.