Por favor, contribua generosamente para garantir a continuidade do nosso site InshaAllah.
Eu sei que o Islam honra as mulheres, e não nego isso. Mas a única coisa é que há alguns textos religiosos sobre os quais estou confusa. Por exemplo, o Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) explicou de que maneira as mulheres não têm razão ao dar testemunho.
Por que alguns estudiosos interpretam essa falta de razão e a aplicam a todos os assuntos, não apenas à questão de dar testemunho? As palavras do Profeta, “isso é por causa de sua falta de razão e sua falta de compromisso religioso”, podem ser entendidas como significando que também há outras maneiras nas quais a mulher não tem razão além do que é mencionado?
Como você espera que a mulher muçulmana se sinta quando lê algo como as palavras do Imam An-Nawawi em sua explicação do Hadith, que menciona que as mulheres carecem de razão e compromisso religioso, como ele diz: “deve-se suportar pacientemente seu comportamento e maneiras desonestas”, como se todas as mulheres se comportassem mal e os homens devessem tolerar sua falta de razão?
E o Imam Ibn Hajar aconselha os homens a: “mostrar gentileza para evitar problemas”. Na verdade, mais de um estudioso usou esta frase, “mostrar gentileza para evitar problemas”. É como se estivessem falando de alguém que tem uma doença mental ou é completamente insano! Nós, mulheres, somos capazes de pensar, somos capazes de administrar nossas vidas, somos capazes de entender o que está acontecendo e buscamos conhecimento, todos os louvores são para Allah. Então, por que somos vistas dessa maneira?
É bem sabido que boas maneiras e boas atitudes são mais comuns em meninas, então me explique o Hadith sobre a costela; se uma mulher é educada e justa, como ela pode ser desonesta? Pode-se dizer que isso é raro, e nenhum julgamento deve ser baseado no que é raro, então boas atitudes e compromisso religioso são raros em mulheres?
Foi dito em um relato: “Ela nunca será consistente com você”. Mas todas as pessoas são assim; elas não conseguem permanecer consistentes. Então, por que as mulheres são escolhidas como exemplo? E muitas outras perguntas vêm à mente quando leio o Alcorão e o tafsir. Tento ignorar esses pensamentos, mas eles continuam voltando à minha mente.
É por isso que estou perguntando, para que eu possa ter paz de espírito. Antes, eu costumava rejeitar argumentos enganadores (contra o Islam). Espero que você seja generoso e dê uma resposta detalhada a cada ponto da minha pergunta, porque uma resposta geral e breve não resolverá meu problema.
1. Com relação à falta de razão de uma mulher, é porque as mulheres são facilmente influenciadas pelas emoções, o que as torna incapazes de lidar adequadamente com novas questões que surjam.
2. Quanto à falta de compromisso religioso de uma mulher, é porque as mulheres não rezam e jejuam durante os dias de sua menstruação e quando estão sangrando após o parto.
3. O profeta Muhammad falou sobre criar mulheres de uma costela para incentivar os homens a mostrar gentileza para com as mulheres e a serem pacientes em suportar qualquer aborrecimento que possa vir delas; eles não devem criticar as mulheres, repreendê-las ou menosprezá-las.
4. O Islam respeita e honra as mulheres e as trata de forma justa e dá a elas seus direitos. O Islam honra a mulher como mãe, filha, irmã e esposa.
Todos os louvores são para Allah.
O crente deve ter certeza de que o Islam respeita e honra as mulheres, as trata de forma justa e dá a elas seus direitos. O Islam honra a mulher como mãe, filha, irmã e esposa. Isso é bem conhecido nos textos e ensinamentos religiosos.
Allah, glorificado seja, é o Criador do homem e da mulher; Ele é o Senhor deles, Aquele a Quem eles adoram, e Ele está muito acima de qualquer injustiça:
“... E teu Senhor não é injusto com os servos.” [Fussilat 41:46]
“... E teu Senhor não faz injustiça com ninguém.” [Al-Kahf 18:49]
O Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) era compassivo e misericordioso com sua Ummah (nação); ele não diferenciava entre homens e mulheres a esse respeito. Ao contrário, ele instruiu especificamente os homens a tratarem as mulheres com gentileza, para que não fossem oprimidas ou maltratadas. Ele (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) foi o maior em demonstrar gentileza e honrar suas esposas, a ponto de dizer que o melhor dentre as pessoas é aquele que é melhor para sua esposa, e ele disse: “O mais perfeito dos crentes na fé é o melhor deles em atitude, e o melhor dentre vós são aqueles que são melhores em atitude para com suas esposas.” (Narrado por At-Tirmidhi, 1082; classificado como autêntico por Al-Albani em Sahih At-Tirmidhi)
Ele (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) também disse: “O melhor dentre vós é aquele que é melhor para sua esposa, e eu sou o melhor dentre vós para minhas esposas.” (Narrado por At-Tirmidhi, 3895 e Ibn Majah, 1977; classificado como autêntico por Al-Albani em Sahih At-Tirmidhi)
E ele (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) disse: “Eu vos exorto a sedes gentis com as mulheres.” (Narrado por Al-Bukhari, 3331 e Muslim, 1468)
Quem levar esses fatos em consideração será capaz de entender os textos mencionados na pergunta de maneira apropriada. Não há nada em nossa religião que enfraqueça o status das mulheres ou as menospreze. Como isso poderia ser o caso quando uma mulher é a mãe, que é mais merecedora de honra e gentileza do que o pai; sendo ela a esposa que Allah descreveu como uma fonte de conforto e alegria e, de fato, a melhor das alegrias mundanas; também sendo a mãe de filhos e da descendência – então, como um homem poderia aceitar que a mãe de seus filhos fosse censurável e desprezada?
Com relação à falta de razão de uma mulher, isso é explicado no Hadith. É porque as mulheres são facilmente influenciadas pelas emoções, o que as torna incapazes de lidar adequadamente com novas questões que surjam. Portanto, há uma necessidade, com relação a dar testemunho, de alguém que complete seu testemunho e a lembre se ela esquecer.
Quanto à falta de compromisso religioso, também é explicado. É porque as mulheres não rezam ou jejuam durante os dias de sua menstruação e quando estão sangrando após o parto. Elas não devem ser culpadas por essa deficiência, e não é possível que elas evitem isso; ao contrário, é apenas uma deficiência em comparação com quem não é impedido de rezar e jejuar. Esta é a generosidade de Allah concedida a quem Ele deseja.
Allah disse aos crentes que ninguém deve desejar aquilo com o qual outra pessoa foi favorecida, como Ele diz (interpretação do significado):
“E não aneleis aquilo por que Allah preferiu alguns de vós a outros. Há, para os homens, porção do que logram, e há, para as mulheres, porção do que logram. E pedi a Allah algo de Seu favor. Por certo, Allah, de todas as cousas, é Onisciente.” [An-Nissa’ 4:32]
Foi narrado por Mujahid (que Allah tenha misericórdia dele), de Umm Salamah (que Allah esteja satisfeito com ela), que disse: Os homens vão para a campanha [Jihad] e as mulheres não vão para a campanha, e nós recebemos apenas metade da parte da herança. Então, Allah revelou as palavras: “E não aneleis aquilo por que Allah preferiu alguns de vós a outros...” [An-Nissa’ 4:32] Mujahid disse: E o versículo: “Por certo, aos muçulmanos e às muçulmanas, e aos crentes e às crentes, e aos devotos e às devotas, e aos verídicos e às verídicas, e aos perseverantes e às perseverantes, e aos humildes e às humildes, e aos esmoleres e às esmoleres, e aos jejuadores e às jejuadoras, e aos custódios de seu sexo e às custódias de seu sexo, e aos que se lembram amiúde de Allah e às que se lembram amiúde d’Ele, Allah preparou-lhes perdão e magnífico prêmio” [Al-Ahzab 33:35] foi revelado em razão deste episódio. (Narrado por At-Tirmidhi, 3022; classificado como autêntico por Al-Albani)
Nós explicamos anteriormente o que significa mulheres carentes de razão e compromisso religioso na resposta à pergunta nº 111867. Lá, afirmamos que falta apenas o que é mencionado no Hadith, e isso não se aplica a tudo.
Não achamos que o fato de uma mulher ser facilmente influenciada por suas emoções e, como resultado, não conseguir lidar racionalmente com algumas questões deva ser considerado uma crítica, pois Allah preparou as mulheres para lidar com algumas questões sérias que os homens são incapazes de lidar, o que inclui cuidar dos filhos e suportar dificuldades que ninguém além das mulheres pode suportar. A mulher também mostra paciência ao suportar o marido e sua irritação, mas ela rapidamente o perdoa e se reconcilia com ele.
O fato de a mulher ter sido criada a partir de uma costela, e a parte mais torta da costela ser a parte superior, é algo que foi decretado pelo decreto divino, a mulher não é responsável por isso e ela não pode se opor ao seu Criador enquanto for uma crente, pois Ele é o Mais Sábio, o Mais Ciente do que Ele cria e decreta.
O fato de o Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) ter falado sobre isso é com o propósito de incentivar os homens a mostrar gentileza para com as mulheres e a serem pacientes em suportar qualquer aborrecimento que possa vir delas; eles não devem criticar as mulheres, repreendê-las ou menosprezá-las.
Al-Bukhari (1468) e Muslim (1468) narraram que Abu Hurairah (que Allah esteja satisfeito com ele) disse: O Mensageiro de Allah (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) disse: “Eu vos exorto a tratar as mulheres gentilmente, pois a mulher foi criada a partir de uma costela. A parte mais torta da costela é o topo desta. Se vós tentardes endireitá-la, vós a quebrareis, mas se a deixardes, ela permanecerá torta. Então, eu vos exorto a tratar as mulheres gentilmente.”
Muslim (1468) narrou que Abu Hurairah (que Allah esteja satisfeito com ele) disse: O Mensageiro de Allah (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) disse: “Uma mulher foi criada de uma costela e ela nunca será consistente contigo de forma alguma. Se tu quiseres, aproveita tua vida com ela, mesmo que haja alguma desonestidade nela, mas se tentares endireitá-la, tu a quebrarás – e quebrá-la significa divorciar-te dela.”
Ahmad (20093) e Al-Hakim (7333) narraram de Samurah ibn Jundub (que Allah esteja satisfeito com ele) que o Mensageiro de Allah (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) disse: “A mulher foi criada a partir de uma costela, e se tu quiseres endireitar a costela, tu a quebrarás. Então sê gentil e tu serás capaz de viver com ela.” (Classificado como autêntico pelos comentaristas em Al-Musnad e por Al-Albani em Sahih Al-Jami’, 1944)
As mulheres foram criadas com alguma fraqueza natural e suas próprias inclinações; elas são muito ciumentas e facilmente influenciadas pelas emoções. Quem ignora isso e perdoa os erros de sua esposa terá uma vida fácil com ela, mas quem se apega a cada questão menor e quer corrigi-la em cada assunto terá muitos problemas e não aproveitará sua vida com ela, e isso o levará ao divórcio.
Isso é algo que os maridos e qualquer um que tenha lidado com problemas conjugais está ciente.
Se uma mulher não aceita esses fatos, é porque ela nunca estudou as questões das mulheres com seus maridos.
Um homem pode tratar sua esposa gentilmente por toda a vida, porém, se ele fizer uma coisa que a aborreça, ela diz: Eu nunca vi nada de bom em você!
Mostrar ingratidão dessa maneira é algo que também pode ocorrer entre os homens, mas é mais comum entre as mulheres, e é parte da inclinação que o Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) descreveu como desonestidade e instruiu os homens a serem pacientes em suportar.
Foi explicado acima que a ideia de mostrar gentileza para evitar problemas é mencionada em um Hadith; não é algo que os estudiosos inventaram. Indica ignorar deficiências, como observado acima. Não indica que a mulher seja louca ou tenha uma doença mental, como você sugeriu.
Quanto à desonestidade na atitude e expressões semelhantes, esta descrição não se aplica a todas as mulheres, nem sugere que a atitude de todas as mulheres seja assim. Em vez disso, o que é mencionado são os erros que elas cometem, e o que resulta da influência de suas emoções, reações imediatas, e coisas do tipo.
As palavras de qualquer pessoa podem ser aceitas ou rejeitadas, exceto as palavras do infalível Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele).
Pense no que você disse: “E muitas outras perguntas vêm à mente quando leio o Alcorão e o tafsir.” Este é um exemplo de exagero e conclusões precipitadas, o que é algo que reflete a atitude das mulheres. O que você encontrou no Alcorão que seja semelhante ao que mencionou em sua pergunta?
Além disso, achamos tais perguntas, nas quais há objeção às palavras de Allah ou às palavras de Seu Mensageiro (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) muito desanimadoras. Nós nos perguntamos sobre alguém em cujo coração a fé se estabeleceu; por que ele está se preocupando com tais coisas?
É suficiente para o homem ou mulher crente se esforçar para fazer boas ações, a fim de alcançar a bem-aventurança e a felicidade neste mundo e no outro, como Allah diz (interpretação do significado):
“A quem faz o bem, seja varão ou varoa, enquanto crente, certamente, fá-lo-emos viver vida benigna. E Nós recompensá-los-emos com prêmio melhor que aquilo que faziam.” [An-Nahl 16:97]
“E quem faz as boas obras, varão ou varoa, enquanto crente, esses entrarão no Paraíso e não sofrerão injustiça, a mínima que seja.” [An-Nissa’ 4:124]
“Então, Seu senhor atendeu-os, dizendo: ‘Por certo, não faço perder o labor de um laborioso, entre vós, seja varão ou varoa: procedeis uns dos outros...’” [Al ‘Imran 3:195]
Então, concentre-se em sua adoração e prática de boas ações, e ignore esses pensamentos intrusivos e argumentos enganadores, pois este mundo é o reino do esforço, e amanhã cada alma será paga integralmente pelo que ganhou, e aqueles que semearam colherão o que semearam.
Pedimos a Allah para encher seu coração com segurança e conforto, para tornar seus assuntos fáceis para você, e para protegê-la contra os truques do Shaitan.
E Allah sabe mais.